Compra e Venda de Carros e Motos. Novos, Usados e Semi Novos
Busque por notícias (carro, marca, modelo, assunto..)
Ver ofertas de veículos Veículos
Ver ofertas de motos Motos
Ver ofertas de utilitários Utilitários
Ver ofertas de náuticos Náuticos
Ver ofertas de imóveis Imóveis
Ver nossos serviços Serviços
Ver notícias automotivas Notícias
Últimas Notícias» Home» Buscar notícias » Voltar

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 9008 Novembro 2019


Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

O Tempra Turbo foi uma versão bem potente do sedã médio lançado aqui em 1991. O modelo foi um dos primeiros carros nacionais com propulsor turbinado de fábrica, sendo uma forma de expandir a imagem da Fiat no Brasil.

Nos anos 90, a marca italiana estava em ascensão por aqui após anos de ostracismo na década anterior. Então, ter produtos que fizessem a diferença era o caminho.

Então, além do Uno Turbo i.e., a Fiat explorou a proposta de alta performance com um carro maior, o Tempra Turbo. Para colocar esse produto no mercado, a empresa teve que investir bastante em engenharia nacional.

Além disso, explorou uma carroceria de duas portas que trazia mais o espírito esportivo, mas também viu que um sedã executivo de alto desempenho também era necessário.

Longe de um downsizing e diferente da proposta do Uno Turbo i.e., a Fiat não tinha outra opção senão usar o motor 2.0 já utilizado pela marca no Tempra convencional.

Com isso, obteve uma potência igual ao carro nacional mais potente da época, o Chevrolet Omega 3.0. O Tempra Turbo durou poucos anos, sendo substituído pelo Marea Turbo, que elevou o desempenho para um nível mais alto.

Tempra Turbo

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

O Tempra Turbo surgiu em 1994 como ano-modelo 1995, sendo uma opção esportiva ao modelo normal. O sedã chegava na carroceria de duas portas, a SX, apresentando modificações importantes para obter o máximo desempenho na época.

Ele tinha capô reto e sem detalhes, além de grade central com molduras mais grossas, na cor do carro, tendo grelha preta e nome Turbo em vermelho. O logotipo da Fiat na época era composta por barras.

O sedã tinha faróis grandes, com piscas separados. O para-choque tinha moldura preta na parte superior e na cor do carro, mais abaixo. A grade inferior era preta e retangular com faróis de neblina quadrados.

O protetor não tinha spoiler e nem suspensão rebaixada, apesar da proposta. As rodas de liga leve eram aro 14 polegadas com sete raios e acabamento diamantado. Os pneus eram 195/60 R14.

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

O Tempra Turbo tinha ainda saias laterais inferiores e retrovisores na cor do carro, tinha aparência esportiva. As janelas traseiras eram basculantes e as maçanetas pretas. Sobre o porta-malas, havia um aerofólio na cor do carro.

A tampa do bagageiro tinha identificação Tempra Turbo com o segundo em vermelho. Tinha cobertura preta sobre a placa. As lanternas não tinha máscara negra, assim como os faróis.

O para-choque tinha partes em preto e na cor do carro, tendo ainda escape com ponteira longa. Por dentro, o Tempra Turbo tinha acabamento diferenciado e itens de conforto, como bancos dianteiros elétricos (lombar incluído).

Já dotado do novo painel do sedã, o esportivo vinha com cluster bem completo, incluindo medidor de pressão do turbo ao centro. Velocímetro, conta-giros, nível de combustível e temperatura da água. Ele tinha ainda computador de bordo.

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

Além disso, o Tempra Turbo tinha painel com acabamento preto, tendo ao centro relógio digital e ar condicionado automático, bem como sistema de áudio com toca-fitas.

O volante de três raios tinha acabamento em couro. A alavanca de câmbio era esportiva e os bancos em dois tons tinha acabamento em tecido suave e eram bem volumosos, diferentes de carros esportivos tradicionais.

O Tempra Turbo tinha diversos itens de série, entre eles direção hidráulica, vidros elétricos com sistema antiesmagamento, travamento central com controle remoto, retrovisores com ajustes elétricos, luzes de leitura e alarme ultrassônico.

Com 4,354 m de comprimento, 1,702 m de largura, 1,457 m de altura e 2,543 m de entre eixos. Tinha 413 litros no porta-malas e espaço para cinco pessoas, embora em realidade levasse quatro com conforto.

Tempra Turbo Stile

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

O Tempra Turbo era um produto bem apreciado  no mercado, mas totalmente de nicho. Assim, a Fiat queria ampliar a oferta do motor turbinado e lançou a versão Stile.

Apesar do nome, essa opção tinha como diferencial a carroceria de quatro portas, que era uma alternativa para quem queria um sedã médio com ótima performance, mas sem aparentar isso.

Discreto, o Tempra Turbo Stile tinha um visual mais conservador, mas com a mesma grade do sedã de duas portas, tendo como diferença a ausência do nome Turbo em vermelho.

Além disso, mantinha o para-choque com molduras pretas e cor da carroceria, além dos mesmos faróis de neblina e grade inferior. Ele tinha vincos na parte inferior da carroceria, diferentemente do sedã de duas portas (que era liso nessa parte).

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

Já as rodas de liga leve aro 14  polegadas tinham desenho de hélice e bem interessantes visualmente. As saias laterais eram as mesmas do Tempra Turbo.

A tampa do porta-malas não tinha aerofólio e as lanternas eram as mesmas. O escape tinha cano alongado. O Tempra Turbo Stile tinha maçanetas pretas e retrovisores na cor do carro.

Por dentro, o ambiente era o mesmo do Tempra Turbo, mas com padronagem de cor marrom no Stile.

As portas traseiras também tinham vidros elétricos (one touch do motorista e botão de cancelamento do antiesmagamento) e as demais facilidades da carroceria de quatro portas.

O modelo só esteve disponível com transmissão manual de cinco marchas. O sedã médio foi vendido paralelamente ao de duas portas nos primeiros anos do Tempra Turbo.

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

Em 1996, o Tempra Turbo recebeu leve atualização, com os faróis mais estreitos e agora de refletor duplo. As lanternas traseiras ganharam novo layout com formas boleadas.

Além disso, receberam novas rodas de liga leve aro 15 polegadas com desenho fluído e pneus 195/55 R15. Os limpadores eram aerodinâmicos para funcionarem em alta velocidade.

Por dentro, o sedã recebeu novo console e cortina interna na vigia traseira, assim como retrovisor interno eletrocrômico. Além disso, havia opção de banco de couro bege. Havia apoio de braço central dianteiro e traseiro.

O Tempra Turbo na carroceria de duas portas deixou de ser oferecido, ficando somente o Stile. A carroceria com duas entradas ainda continuou por algum tempo até a chegada do Fiat Marea.

As alterações estéticas se mantiveram até 1997, já que após isso, o Tempra sofreu um facelift para rebaixa-lo de preço diante da chegada do Marea.

Com isso, a oferta do motor turbinado deixou de estar disponível, pois, o Marea Turbo já se apresentava. Assim, nesse ano, o Tempra Turbo Stile saía de cena.

Motor do Tempra Turbo

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

O Tempra Turbo tinha um excelente desempenho para a época e foi criado com base no motor 2.0 8V que era oferecido ao Tempra desde 1991. O propulsor de quatro cilindros e 1.995 cm3, tinha duplo comando de válvulas.

A injeção era multiponto e o propulsor tinha turbocompressor com intercooler da Garrett e tinha pressão de 0,8 bar. Outro diferencial é que o motor tinha taxa de compressão de apenas 8:1.

O 2.0 turbinado do Tempra Turbo entregava 165 cavalos a 5.250 rpm e 26,5 kgfm a 3.000 rpm. Para dar conta do recado, o sedã tinha um diferencial 14,5% mais longo e câmbio manual de cinco marchas era acionado por cabos.

A embreagem tinha acionamento hidráulico e reforço para suportar o torque maior. Buchas e coxins eram mais rígidos, filtrando melhor as vibrações do propulsor turbinado.

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

Além disso, o Tempra Turbo tinha cambagem mais negativa no eixo dianteiro, além de suspensão com molas mais firmes, bem como amortecedores atualizados.

A barra estabilizadora ficou maior e a caixa de direção foi rebaixada em 13 mm. A suspensão traseira recebeu braços reajustados para melhorar o comportamento dinâmico. Tinha discos de freio também na traseira e assistência com ABS.

O Tempra Turbo ia de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e tinha máxima de 213 km/h. O consumo era de 8,3 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, ambos com gasolina.

No Tempra Turbo Stile, a aceleração de 0 a 100 km/h era um pouco menor, obtendo o resultado em 9 segundos. Por fim, a final era de 211 km/h.

O consumo na estrada era de 12,6 km/l e na cidade fazia 8,9 km/l. O sedã médio da Fiat teve um ótimo desempenho em sua curta vida, abrindo caminho para o Marea Turbo.

Sucessor

Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90

O Tempra Turbo foi um sedã esportivo de alta performance, mas seu tempo foi curto. Em 1998, a Fiat lançou o Marea Turbo como uma nova opção de sedã de alta performance.

O modelo chegou com motor de cinco cilindros 2.0 litros e 20 válvulas. O propulsor tinha duas versões, sendo uma com turbocompressor e intercooler.

Era equipado com duplo comando de válvulas com variação na admissão. A injeção era multiponto sequencial e tinha radiador de óleo específico.

O Marea Turbo entregava 182 cavalos e 27 kgfm no Fivetech. Tinha uma programação específica de gerenciamento eletrônico. O modelo tinha transmissão manual de cinco marchas, indo de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e final de 227 km/h.

© Noticias Automotivas. A notícia Tempra Turbo: tudo sobre o interessante sedã esportivo dos anos 90 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Link Original: https://www.noticiasautomotivas.com.br/tempra-turbo/     + ver últimas notícias     

Compartilhe

Fonte
Notícias Automotivas


















Anuncie e Venda Anuncie e VendaFaça seu Anúncio a Partir de R$ 19,90 e ainda Parcele no CartãoO que procuro? O que procuro?Cadastre o que Procura e Aguarde o Contato de Nossos ClientesDetrans do Brasil Detrans do BrasilConsulte Informações Sobre seu Veículo em Todo Território NacionalMultas Nacionais Multas NacionaisConsulte suas Multas e Infrações Dentro do Território NacionalTabela de Avaliação Tabela Fipe» Carros e Utilitários» Motos e Motonetas» Caminhões e Ônibus
© 2007-2019 Garaje. Todos os direitos reservados
MenuHomeComprarVenderEsqueci SenhaPainel do clienteO que procuro?InstitucionalFale ConoscoNewsletterQuem somosTermos e PrivacidadeDireitos do ConsumidorSessõesVeículosMotosUtilitáriosNáuticosImóveisServiçosNotíciasRedes Sociais
Siga o Garaje no instagram Inscreva-se e Acompanhe nosso Canal no youtube Siga o Garaje no twitter Curta a pagina Garaje no facebook Assine o feed Garaje SitemapParcerias